Câmara Municipal de Imperatriz

Câmara Municipal de Imperatriz

Em entrega de Nova Escola, Assis Ramos e Alberto Sousa reafirmam harmonia e união de forças entre Legislativo e Executivo

16 de janeiro de 2021

 








O Presidente da Câmara Alberto Sousa (PDT) e os vereadores Buzuca (DEM), Johny Pan (PL), Berson (SDD), Rubinho (PTB), Renê (PTB), Adhemar Júnior (SDD), Paulinho Lobão (DEM), Terezinha Soares (REPUBLICANOS), Pimentel (DEM), João Silva (MDB), Cláudia Batista (PTB) e Alex Silva (PL), participaram da Inauguração da Escola Antônio Leite Andrade, de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Bairro Sebastião Régis na manhã desta sexta, 15 de janeiro.  

A mesa formada contou com as presenças do Prefeito Assis Ramos (DEM); da primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Janaina Reis; do vice-prefeito Alcemir Costa (MDB); do secretário de Educação José Antônio; do presidente da Câmara Municipal Alberto Sousa; da viúva de Antônio Leite, Doralice Leite; do deputado estadual Pr. José Cavalcante (PTB), de dirigentes da Educação e do presidente do bairro, Wanderley Rodrigues. 

Em sua fala Assis Ramos destacou o início da nova gestão, que já consegue trazer resultados para a população nos primeiros dias do ano, com uma obra importante, algo muito almejada pela comunidade do Sebastião Régis. Agradeceu a Deus por lhe dar mais uma vez a oportunidade de poder conduzir a cidade e a todos que colaboraram para que ele chegasse a esse momento. 

 

“Aos que votaram em outros candidatos, não tem problema algum. Esta é a festa da democracia e ela é assim. Não se preocupem pois agora eu sou prefeito de todos. Quero cumprimentar Alberto Sousa de forma especial, pois aqui começa um novo ciclo. Antes o presidente da Câmara, raramente estava presente e isso deixava uma lacuna, criava um embaraço. Hoje temos os dois poderes representados aqui. Fico muito grato com sua presença. Isso mostra que as forças políticas estarão unidas. Senti muita falta disso no primeiro mandato. Iremos manter essa visão e esse posicionamento, pois é o que o povo de Imperatriz precisa”, disse. 

 

O presidente Alberto Sousa falou em gratidão, por estarmos superando um momento muito difícil diante de uma pandemia e pelos poderes unirem forças em nome da boa política.  

 

“Gratidão a comunidade do grande Sebastião Régis, com suas reivindicações, que são justas, democráticas e sempre nos recebem muito bem. Gratidão à maneira como o prefeito tem agido em nossa cidade, acreditando e fazendo a boa política, pensando em projetos maiores. Gratidão que nos trouxe até aqui, e ela é o que mais abre portas na vida. Que possamos ser gratos uns para com os outros nesse momento difícil que estamos vivendo. 

A Câmara Municipal será representativa e harmônica. Iremos unir forças com o executivo, porque sabemos que assim quem ganha é o povo. Quando estamos unidos conseguimos entregar obras de magnitude, como essa escola, favorecendo toda a sociedade.  

Tenha na Câmara Municipal de Imperatriz, uma mão estendida e que aqui nesse aperto de mão, possamos juntar as forças, por uma Imperatriz melhor, não no futuro, mas agora, no presente”, afirmou. 

 

A nova unidade de ensino leva o nome do Dr. Antônio Leite, grande benfeitor da cidade nas áreas de saúde e educação, que faleceu ano passado em decorrência de covid19. Tem 10 salas, biblioteca, laboratórios de robótica e de ciências, sala de recursos, quadra coberta, playground e irá atender 800 alunos nos três turnos, atendendo toda a demanda do bairro e adjacências, promovendo uma economia de quase R$ 400 mil reais por ano aos cofres públicos, com o fim de alugueis e despesas com transporte de crianças. 

Empresário e Missionário Morrem na BR-316 no Maranhão

15 de janeiro de 2021

Por volta de 7h05min, um Fiat/Siena, conduzido por um motorista de 32 anos, que seguia do município de Senador Alexandre Costa/MA para Teresina/PI, entrou para a contramão e colidiu frontal com uma carreta tracionada por uma Scania R450. O condutor e o passageiro morreram no local. O Siena ficou completamente destruído.

A equipe PRF acredita que o condutor do Siena dormiu ao volante. O condutor que viajava logo atrás da carreta disse que do nada o Siena adentrou para a frente da carreta. Considerando o horário do acidente pode-se presumir que o mesmo saiu de Senador Alexandre Costa por volta das 4h da madrugada. Parentes da vítima disseram que ele parou em Caxias para tomar um café pegando a estrada logo em seguida. Ele é morador da cidade de Teresina. Já o condutor da carreta é do eixo centro-sul do país e tem 37 anos. Ele não se feriu. Fonte: Blog do Luis Cardoso

Erlânio Xavier se reelege no comando da FAMEM, Rigo Teles saiu derrotado como vice na outra chapa

Erlânio Xavier comemorando a reeleição da FAMEM

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, saiu derrotado na eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), que aconteceu nesta quinta-feira, 14 de janeiro em São Luis, ele formava a chapa de vice com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Quem venceu foi o Erlânio Xavier, Prefeito reeleito de Igarapé Grande que vai comandar a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM)  mais uma vez no biênio 2021/2022.

Dos 214, prefeitos que votaram, 119, optaram pela chapa 1 Sálvio Dino. O comando da entidade de todos os prefeitos maranhenses terá Erlânio como presidente e o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio como vice.

 Fonte:
Erlânio Xavier comemorando a reeleição da FAMEM

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, saiu derrotado na eleição da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), que aconteceu nesta quinta-feira, 14 de janeiro em São Luis, ele formava a chapa de vice com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Quem venceu foi o Erlânio Xavier, Prefeito reeleito de Igarapé Grande que vai comandar a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM)  mais uma vez no biênio 2021/2022.

Dos 214, prefeitos que votaram, 119, optaram pela chapa 1 Sálvio Dino. O comando da entidade de todos os prefeitos maranhenses terá Erlânio como presidente e o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio como vice. Fonte:. Blog do Leonilson Mota.

Médico, professor e mais duas pessoas ficam feridas após acidente na BR-010

 Um grave acidente foi registrado hoje por volta das 09h15 na BR-010, em Açailândia, no Maranhão, nas proximidades do KM 30. De acordo com primeiras informações, dois carros particulares colidiram frontalmente. Em um dos carros, estava um professor e no outro um médico. 

Os dois veículos ficaram totalmente destruídos, apesar da gravidade, não houve nenhum registro de óbito, apenas danos materiais. O trânsito no KM30 da BR-010 ficou totalmente congestionado. Aguardem novas informações

Fonte: Blog do Luis Cardoso 

235 doentes com a covid-19 e variante foram transferidos para o Maranhão, Piauí, Ceará e outros estados; confira

 Em meio ao colapso na Saúde que vive o estado do Amazonas, 235 pacientes foram transferidos para outros estados, inclusive o Maranhão, que está disponibilizando 40 leitos no Hospital Universitário, em São Luís. Manaus bateu o recorde em internações e perdeu a capacidade de atender os infectados.

Foto: FAB/Reprodução

Os doentes estão sendo transferidos em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Além de contaminados com a covid-19, existem pessoas infectadas com a variante do novo coronavírus. Além do Maranhão as unidades de saúde dos estados CE, GO, PB, PE, PI, RN e DF, também receberão pacientes. Fonte:Blog do Luís Cardoso

Covid-19: Maranhão recebe pacientes do Amazonas após colapso em Manaus

 Manaus vive uma crise sem precedentes com o avanço dos casos de Covid-19. Com internações batendo recordes, unidades de saúde ficaram sem oxigênio. O estado está sendo obrigado a enviar pacientes para outros estados. Os cemitérios também estão lotados, tiveram o horário de funcionamento ampliado e instalaram câmaras frigoríficas. Para frear o vírus, o governo decidiu proibir a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus.

A média móvel de mortes cresceu 183% no Amazonas nos últimos 7 dias. Até esta quarta-feira (13), mais de 219 mil pessoas haviam sido infectadas pela Covid em todo o estado, e mais de 5,8 mil morreram com a doença.

O número de internações pela doença em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. O índice máximo anterior havia sido registrado em abril do ano passado, com 2.128 pacientes internados. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”.

Na terça-feira, a Fiocruz divulgou que uma nova variante do coronavírus que causa a Covid-19 foi encontrada no Amazonas. Trata-se da mesma variante que chegou ao Japão após viajantes passarem pelo estado.

Com o colapso do sistema de saúde, pacientes estão sendo levados a outros estados para receber atendimento médico. São eles: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. O governo diz ter feito um estudo para que as transferências não sobrecarregassem a rede assistencial desses outros locais.

Segundo o governo, 235 pacientes já haviam sido transferidos até a tarde desta quinta.

Fonte: André imprensa

Associação de Bares e Restaurantes busca socorro na Câmara Municipal

14 de janeiro de 2021

 


Compareceu ao gabinete da presidência da Câmara Municipal de Imperatriz na manhã desta terça, 12, os representantes da ABRESEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, regional Sul do Maranhão), que foi conversar com o novo presidente Alberto Sousa (PDT), em busca de alternativas para a restrição de horários e a forma que hoje são fiscalizados. Diante de uma pandemia que vem expandindo o desemprego e o fechamento de muitas empresas, eles ainda tem que enfrentar outras limitações que fazem com que as dificuldades só aumentem e torne inviável a continuidade dos serviços.  

O presidente Alessandro Di Minda, a vice Laís Bonfim e o associado Danilo Melo foram mostrar que existe a necessidade urgente da flexibilidade no horário do seguimento, para que se possa trabalhar até um pouco mais tarde, aumentando pelo menos em uma hora o funcionamento dos estabelecimentos (de 02h para até 03h).  

“Isto beneficiará de forma significativa as empresas do setor, que precisarão contratar mais trabalhadores (garçons, atendentes, cozinheiros, seguranças e vários prestadores de serviço) e estenderá o lazer para os clientes aumentando a movimentação de toda a cadeia turística, hoteleira, gastronômica, de táxis, motoristas de aplicativos e muitos outras”, disse Alessandro.  

De acordo com ele, hoje se torna impossível e inviável funcionar somente em período noturno e ainda em horário limitado, com a quantidade de encargos, obrigações e dificuldades existentes. O chamado terceiro turno precisa ser trabalhado pois é um meio de emprego e renda muito pouco explorado, que pode ajudar a economia a se recuperar, mas para isso precisa da ajuda do legislativo.  

A associação surgiu por conta da pandemia. Participou e ajudou a cumprir os decretos da Prefeitura que foram colocados para bares e restaurantes. A contrapartida da entidade foi justamente trabalhar para dar segurança à população e facilitar o trabalho do poder público.  

“Hoje somos um grupo de 49 empresas que precisam garantir a sobrevivência de milhares de funcionários e uma hora a mais de funcionamento, é algo que vai ajudar muito. Iremos contratar mais e aqueles que não respeitam a lei do silêncio, não iremos dar apoio, queremos que haja fiscalização, orientação e penalização de quem não seguir as regras estabelecidas. Orientamos nossos associados da forma correta, e quem não seguir tem que ser notificado, multado e punido. Precisamos trabalhar da forma correta, de mãos dadas com a legalidade. É isso que precisa ser entendido”, informou o dirigente da ABRESEL.  

Alberto Sousa, determinou ao secretário do Poder Legislativo, Rômulo Andrade, que faça um levantamento sobre as leis que tratam da vida noturna e o que pode ser feito, pois esse movimento realmente pode gerar muitos empregos. O presidente da Câmara garantiu que irá trazer essa discussão para a Casa e que os vereadores vão discutir essa temática na volta dos trabalhos em fevereiro.  

“A geração de emprego é realmente gigantesca nesse meio do turismo de eventos e que acompanha a vida noturna. Pode ser um aumento significativo no desenvolvimento econômico da cidade. Vamos unir forças e no que depender do diálogo em ambiente democrático, nós vamos tratar, juntamente com as comissões permanentes para chegarmos a um denominador. Não ficaremos somente nas belas palavras, vamos transformar isso em realizações e ações”, finalizou o presidente. 

Sidney Rodrigues – ASSIMP  

Fotos – Sidney Rodrigues  

URGENTE! Preso o suspeito de ter matado a namorada a facadas em Imperatriz

13 de janeiro de 2021




 A Polícia Militar prendeu na noite desta quarta-feira(13) o suspeito de ter assassinado à namorada Carla Tayra, o corpo de Carla  foi encontrado na Avenida Pedro Neiva de Santana, Bairro Camaçari.

Relembre os fatos

Na noite de terça-feira(12) por volta da meia noite  (12 horas) foi visto uma caminhonete Hilux cor prata na Avenida Pedro Neiva de Santana no bairro Camaçari, logo depois foi encontrado o corpo de Carla Tayra com uma profunda perfuração no pescoço e em várias parte do corpo feita por arma branca.

Prisão do suspeito 

A prisão do suspeito aconteceu em menos de 24 horas do acontecido em um bar na Rua Rio Grande do Norte Bairro Bacuri, o suspeito estava desde cedo em um Bar quando passou uma viatura do Corpo de Bombeiros ele saiu do Bar pensando que era da Polícia Militar.

Depois retornou ao Bar, foi quando os policias militares chegaram e em uma brusca reação de se livrar seauto condenou  jogando a chave da Hilux debaixo de um balcão, para os Policias ele informou que estava de moto, um Policial olhou ele jogando um objeto, os policiais procuraram no local e encontraram a chave da Hilux neste momento levaram ele até o veículo onde encontraram manchas de sangue no painel.

A Polícia fez à apresentação do acusado no Plantão Central, o delegado responsável James está colhendo o depoimento do acusado para tomar as devidas providências.

Covid-19: Morre Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, que estava internado desde outubro em SP

 


O ex-governador de Goiás e prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), morreu aos 71 anos, no início desta quarta-feira (13). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com uma infecção pulmonar, consequência da Covid-19. O falecimento foi confirmado pelo secretaria de Comunicação da capital

Em nota, o órgão diz que "a família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal". O hospital também confirmou a morte do prefeito, que estava licenciado. Ele venceu o segundo turno das eleições quando já estava internado. O vice Rogério Cruz (Republicanos), que já havia tomado posse no início de 2021, assumirá a Prefeitura goiana.


Maguito deu entrada no hospital no dia 27 de outubro para tratamento da Covid-19. Segundo o hospital, o ex-governador faleceu às 4h10 da manhã desta quarta.

Aos 71 anos, Maguito tinha vasta trajetória política: já havia sido vereador, deputado estadual, federal, vice-governador e governador de Goiás (1995-98), além de senador. Na gestão de Guido Mantega no Ministério da Fazenda, Maguito foi noemado vice-presidente do Banco do Brasil em 2007.

A Covid-19 já havia provocado duas perdas na família de Maguito. Em agosto de 2020, ele perdeu duas irmãs para a doença, com menos de dez dias de diferença. Nelma Vilela Cardoso, tinha 76 anos, enquanto Nelita Vilela, tinha 82. Maguito deixa quatro filhos e uma enteada.

Nascido em 24 de janeiro de 1949, Maguito nasceu em Jataí, no sudoeste goiano. Advogado e político, ele foi casado com Sandra Regina Carvalho Vilela. Separou-se e depois se casou novamente com Carmen Silva, com quem viveu até 2013. Atualmente era casado com Flávia Teles.

Antônio Pereira promete lutar pela conclusão do hospital de 20 leitos de Senador La Rocque

12 de janeiro de 2021







O deputado Antônio Pereira (DEM) anunciou na segunda-feira (11) que vai lutar na Assembleia, junto ao governador Flávio Dino (PC do B), ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e nas demais esferas de poder, para retomar as obras do hospital de 20 leitos de Senador La Rocque, na Região Tocantina.     

O anúncio foi feito depois que Antônio Pereira visitou o hospital, acompanhado do prefeito Professor Bartolomeu (Republicanos), do secretário de saúde, Raí Miranda, do vereador Hilton Miranda, correligionários e amigos. “O população precisa desse hospital que deve ser concluído e entregue”, disse.     

Na ocasião, Antônio Pereira constatou que o prédio do hospital – conseguido por ele junto ao Governo - está bastante deteriorado, devido à ação de vândalos, pois a gestão anterior afrouxou na segurança e o Estado emprestou alguns equipamentos no momento da inauguração do Macrorregional de Imperatriz.

Para Antônio Pereira, agora a situação é diferente porque Senador La Rocque tem um prefeito e uma Câmara Municipal comprometidos com a população. “Estamos juntos e dispostos a lutar para retomar as obras do hospital, que atenderá a população por meio do Sistema único de Saúde (SUS)”, afirmou.  (Assecom)   


SÃO LUÍS - MPMA recebe plano municipal de vacinação contra Covid-19

 

foto m 4

Plano Municipal de Vacinação foi apresentado ao MPMA

fofo m 5

Gestores municipais acompanharam a entrega do documento

O Ministério Público do Maranhão recebeu, oficialmente, na manhã desta terça-feira, 12, o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 de São Luís. O documento foi recebido pela promotora de justiça de Defesa da Saúde, Glória Mafra, do secretário municipal de Saúde, Joel Nunes Júnior.

A entrega foi realizada durante reunião, na sede das Promotorias de Justiça da Capital, no Calhau, para debater aspectos operacionais da imunização na capital maranhense. “O Ministério Público quer garantir a correta distribuição e imunização do público-alvo. Na primeira fase, devem ser imunizados os profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades”, esclareceu Glória Mafra.

A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde aproveitou a reunião com o gestor municipal e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para debater aspectos do plano de vacinação e esclarecer dúvidas sobre a logística e conservação dos imunizantes.

“Estamos avaliando todos os cenários a fim de evitar eventos adversos durante a vacinação. Caso aconteça alguma situação inesperada, é importante que a rede de saúde possa responder prontamente às demandas”, afirmou a representante do MPMA.

Durante o encontro, foram debatidas as estratégias de vacinação, armazenamento, estrutura dos postos e salas de vacinação, sistema de informação, monitoramento, supervisão, avaliação, insumos e materiais, gerenciamento de resíduos, segurança, recursos humanos, ações de comunicação e divulgação, conectividade das salas e postos para alimentação do sistema do Ministério da Saúde.

Também participaram da reunião o secretário-adjunto de Ações e Serviços de Saúde, Egidio Ribeiro; a superintendente de Assistência à Rede à Saúde, Mágila Santos; a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Teresinha Dutra Lobo; a coordenadora de Imunização, Charlene Luso; e o coordenador do Laboratório Central do Município de São Luís, Luiz Fernando Ramos.

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)

Clayton Noleto fala sobre obras do novo Socorrão

 


As obras do novo Socorrão de Imperatriz já iniciaram. Nesse momento são executados os trabalhos de limpeza do terreno e nos próximos dias iniciam os de terraplanagem. O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, falou sobre o assunto, em entrevista ao site de notícias, Imperatriz-online, nessa segunda-feira (11).

Os serviços são executados pelo Governo do Estado, por meio da Sinfra, e contam com o orçamento de mais de R$ 60 milhões, com estimativa de término para os próximos 24 meses, melhorando o atendimento de urgência e emergência, que segundo o secretário, é uma demanda importante do município.

“A demanda por urgência e emergência todo mundo conhece, infelizmente a cidade não tem condições para atender. Estamos cuidando da obra e a região Tocantina pode contar com todo zelo e comprometimento da gestão Flávio Dino. Digo sempre para a população pensar no novo Socorrão com a estrutura do macrorregional”, afirmou.

Para garantir o melhor atendimento, o hospital contará com uma estrutura composta por 131 leitos, sendo 120 de enfermaria e 11 de UTI. Além disso, a unidade vai dispor de 24 salas de observação, duas de medicação e de coletas - sendo metade para atendimento de crianças e a outra metade para adultos, sala de sutura, de imobilização, sete de cirurgia, duas de raio x, uma de tomografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, de exame de colonoscopia e de endoscopia.

Sobre o funcionamento, Noleto explicou que as tratativas com a prefeitura e Governo Federal ainda serão realizadas e que no momento a prioridade é a construção e entrega da unidade hospitalar. “Vamos entregar da mesma forma que fizemos com todos os outros já em funcionamento em outras cidades do Maranhão, a exemplo de Coroatá, Balsas, Imperatriz e Bacabal”.

O secretário explicou ainda que atualmente são aplicados aproximadamente R$ 180 milhões para custear a rede de hospitais com atendimento de qualidade para a população do Maranhão. “Através da correta aplicação de recursos, o Governo tem conseguido manter os hospitais em funcionamento e com qualidade. No caso do hospital será semelhante em termos de estrutura e o custeio será definido pela secretaria de saúde”, destacou.

Outras obras - Clayton Noleto mencionou outras iniciativas do Governo do Estado em Imperatriz, que somam cerca de 15 milhões, que reforçam o atendimento na cidade a exemplo do tratamento de câncer, das obras de ampliação e modernização do Hospital Regional Materno Infantil e Casa da Gestante e do Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto.


Eliziane Gama apresenta projeto para garantir o controle e fiscalização dos agrotóxicos no país

 


 


A senadora do Maranhão, Eliziane Gama (CIDADANIA), apresentou projeto no Senador Federal que visa  garantir o controle e fiscalização dos agrotóxicos em todo o país. A ideia é instituir revisões periódicas dos registros desses produtos, além de adequá-los à legislação.

A senadora registra a grande quantidade de agrotóxicos registrados no últimos anos; "O país está na contramão do que é recomendado pelos principais organismos internacionais e representam prejuízos para a saúde dos brasileiros".

Eliziane aposta na aprovação do projeto para que o desenvolvimento econômico e meio ambiente possam estar unidos para o desenvolvimento do país.

Mulher morre esmagada após carreta passar por cima na BR-010 em Imperatriz

11 de janeiro de 2021

Maria Odete era professora do STEEI.
Maria Odete era professora do STEEI.

Uma mulher identificada como, Maria Odete Teixeira Silva. Morreu por volta do meio dia desta segunda-feira (11), após ter sido atropelada por uma carreta na BR-010 em Imperatriz. O acidente aconteceu na rotatória que dá acesso à ponte Dom Affonso Felipe Gregory.

De acordo com informações de testemunhas, a mulher pilotava uma moto Biz, sentido Davinópolis, teria batido num buraco e caiu ao meio da pista. Uma carreta que vinha logo atrás não conseguiu frear e passou por cima da vítima, que morreu no local. 

A Polícia Rodoviária Federal (PFR) esteve no local, para controlar o trânsito que ficou lento. Um rabecão do Instituto Médico Legal (IML) também se descolocou para o local para remover o corpo da vítima. 

Maria Odete era professora do STEEI, em Imperatriz. Fonte: blog da Angra.

💥⚡🚨LAVRADOR MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE COM MOTO NA ZONA RURAL DE CODÓ MA🚔👮‍♂️

 

10 de janeiro de 2021


O lavrador Carlos Araújo Nascimento, 35 anos, sofreu um grave acidente de trânsito ontem, sábado 09/01  na zona rural de Codó,  mais precisamente no povoado Santo Antonio dos Pretos. Carlos  Araújo, perdeu o controle da moto e bateu com a cabeça no chão. O corpo foi encontrado por pessoas que passavam pelo local já na manhã deste domingo (1


0/01).

EM JOÃO LISBOA - A vereadora Carla Rocha e o deputado Rildo Amaral empenhados em resolver a problematica do poço do bairro Norte Sul

8 de janeiro de 2021



Hoje, 08, a vereadora Carla Rocha  esteve com o deputado Rildo Amaral, no bairro Norte Sul, buscando  uma solução no problema de água. Visto que o poço já está pronto porém não foi inaugurado e a população têm cobrado  uma resposta. 

 O deputado destacou que a obra  é  uma emenda  sua, e fara de tudo para ser resolvido o mais rápido possível.

Segundo informações ao entrarem  em contato com a empresa responsável. Foram informados que esta faltando instalar a parte elétrica para funcionar imediatamente. E falaram também  com a empresa responsável pela parte elétrica e pediram  celeridade no processo ! 
"Na segunda, próxima  tenho uma  reunião  agendada com a gerente de relacionamentos  da empresa para cobrar a solução do problema.  Pois água é indispensável na qualidade de vida de uma população", disse a vereadora Carla Rocha.


Por Regivaldo Alves

Nota à imprensa

 

Foto: Romulo Serpa/Ag. CNJ

Manifesto profundo pesar pelas mais de 200 mil mortes registradas no Brasil até esta quinta-feira (7) em razão da Covid-19.

Em nome do Poder Judiciário brasileiro, me solidarizo com as famílias e amigos das vítimas desta pandemia que assola o país e o mundo.

O Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça continuarão, como vêm fazendo desde o início da pandemia, atuando para ajudar a sociedade brasileira a mitigar danos e impactos desta tragédia humanitária.

Ministro Luiz Fux
Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça

Prefeitos do Republicanos aderem ao grupo de Erlanio Xavier


 

Três prefeitos do partido Republicanos aderiram ao projeto de reeleição do prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão - Famem. A eleição acontece nesta quinta-feira, 14, em São Luís.

Ontem, 07, o prefeito de Palmeirândia, Edilson da Alvorada, registrou o pedido de inscrição para compor a chapa de Erlanio Xavier na disputa para Nova Diretoria e Conselho Fiscal.

Nesta sexta-feira, 08, os prefeitos de Paulino Neves, Raimundinho Lídio e de Milagres do Maranhão, José Augusto, ambos do Republicanos, também aderiram ao grupo de Erlanio.

Agradeço o apoio dos amigos e prefeitos que aderiram ao nosso projeto. Juntos trabalharemos ainda mais em favor dos nossos municípios”, disse o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier.

 

Aluisio Mendes garante autonomia de prefeitos do PSC na eleição da FAMEM




O presidente estadual do Partido Social Cristão (PSC), Aluísio Mendes, afirmou nesta quinta (7) que os prefeitos da legenda terão garantida a liberdade de voto nas eleições para a presidência da Federação Maranhense dos Municípios do Maranhão (FAMEM).

A disputa pela direção da entidade tem causado rachas em várias outras legendas. Alguns dirigentes exigem que os gestores sigam as orientações da legenda, o que tem causado embaraços entre alguns prefeitos.

Para Aluísio, que também é deputado federal, esta é uma realidade que não deve ser vivida pelos membros do PSC. "Nosso maior princípio é a garantia da democracia. Vamos conversar internamente sobre essas eleições, mas ninguém será pressionado e todos serão livres para fazer a opção que acharem melhor", disse.

O parlamentar ainda afirmou que o papel do partido deve ser orientar os prefeitos. "Quem é eleito é o prefeito, não o partido. Aqui temos consciência disso. Nossa função é juntar forças, não agir com soberba e arrogância. Agimos aqui de forma democrática. Se a eleição afeta principalmente os prefeitos, serão eles que irão definir o caminho a seguir. Eu acredito no diálogo e irei conversar com todos para poder formar minha opinião", disse

Veja como o ex-prefeito Dario deixou as contas do município de Senador La Rocque

7 de janeiro de 2021

 Por Regivaldo Silva






Veja abaixo os extratos  da situação financeira em que o prefeito Bartolomeu encontrou o município


*Saldo em 31/12/2020*

Banco do Brasil 

Conta 17.803-9: R$ 0,00 (zerada) - conta do *FUNDEB*


Conta 27.796-7: R$ 3.758,72 (três mil e setecentos reais e mais trocados ) -

Conta de movimentação do *FUNDEB* é demais pagamentos 


Banco Bradesco 

Conta 1113-4: R$ 1,00 (hum real).


Em anexo, segue os extratos das referidas contas que comprovam a situação caótica encontrada.


O atual prefeito recebe o município  com salários atrasados, dos meses de novembro e dezembro. Além do décimo terceiro e o terço de férias.Por Regivaldo Silva

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público da PM do Tocantins

 As inscrições para o concurso da Polícia Militar do Estado do Tocantins foram abertas nesta segunda-feira (4).

Os interessados poderão se inscrever no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que vai organizar as provas. A taxa de inscrição é de R$ 80.

O certame oferece mil vagas para soldados, sendo que 25 delas destinadas ao quadro de músicos, outras 25 para área da saúde, sendo 20 para técnico de enfermagem e cinco para técnico em saúde bucal. O efetivo operacional, portanto, será de 950 novos policiais. Fonte blog do Leonilson Mota.

EM JOÃO LISBOA - Roni Marcelino foi eleito presidente da Câmara de Vereadores

6 de janeiro de 2021

 


Também compõem a nova mesa Diretora, as vereadoras Meuryane Bezerra, Carla Rocha e o vereador Marcones Silva

 

Na manhã de sexta-feira, 01, o vereador reeleito Roni Marcelino (PRB), foi eleito presidente da Câmara para o Biênio 2021 a 2022.

“Agradeço a todos os vereadores que confiaram em mim para conduzir os trabalhos desta Casa de Leis. Aceito mais uma vez esse grande desafio, e estou pronto para continuar realizando o melhor pela nossa população em especial a comunidade do Bom Lugar”, destacou o presidente Roni.


Chapa vencedora 

Presidente: Roni Marcelino 

Vice: Meuryane Bezerra

Secretária: Carla Rocha

Tesoureiro: Marcones Silva


 Por Regivalso Silva

Câmara aprova nova secretaria que terá à frente o vereador João Silva



 Foi feita a apresentação, discussão e votação da Secretaria de Articulação Política 

Sidney Rodrigues – ASSIMP 

Fotos – Sidney Rodrigues 

Em mais uma sessão extraordinária convocada pelo Presidente Alberto Sousa (PDT), realizada na manhã desta quarta (06), a Câmara Municipal de Imperatriz apreciou o projeto de lei complementar nº 01 de 04 de janeiro de 2021 que dispõe sobre reestruturação administrativa com a criação da Secretaria de Articulação Política, altera a Lei 1.235/2007 e dá outras providências.  

A referida secretaria tem a finalidade de assumir a interlocução ativa do Executivo com o Legislativo, Judiciário, outros entes e órgãos das esferas da administração pública. 

Criação de novas secretarias são feitas através de lei complementar, em duas votações com maioria absoluta (metade mais 1), ou seja, 11 votos, com quebra de interstício, para que sejam realizadas as duas votações na mesma sessão. 

Os relatores das comissões de Constituição e de Orçamento, Fábio Hernandez (PP) e Rubinho Lima (PTB), respectivamente, deram parecer favorável a matéria. 

Após as colocações de alguns parlamentares, O projeto de Lei foi colocado em votação e por 14 votos a favor, 06 contrários e 01 ausência, a matéria foi aprovada em primeira votação. 

Na sequência foi apresentada a quebra de interstício pelo vereador Renê Sousa (PTB) e a segunda votação foi realizada novamente, com o mesmo resultado.  

Está criada a Secretaria de Articulação Política, que terá como secretário o vereador João Silva (MDB). Este pedirá afastamento. Em seu lugar assumirá a vaga o primeiro suplente do partido, Alair Firmiano. A Lei segue para sanção do Prefeito Assis Ramos (DEM).   

A estrutura organizacional será a seguinte: 

Secretário Municipal 

Secretário Adjunto 

Chefia de gabinete 

Assessoria técnica 

Diretoria executiva 

Coordenadoria de articulação política 


Pindaré-Mirim: Henrique Salgado some com dinheiro da Educação e deixa professores sem salários

 

Ex-prefeito Henrique Salgado

Apesar de a Constituição e as Leis determinarem pagamento em dia, o enrolado ex-prefeito de Pindaré-Mirim, Henrique Salgado, deixou a Prefeitura em dívida com a Educação.

Os professores e profissionais da Educação, depois de passarem todos os anos do último mandato do então Prefeito recebendo salários de dezembro, décimo terceiro e férias atrasados, agora não veem “nem o mel nem a cabaça”, como diz o provérbio. Além disso, desde a última eleição o ex-gestor desapareceu da cidade e permanece sumido até hoje, inclusive nem se fez presente no ato de posse para passar a faixa ao novo prefeito eleito, Alexandre Colares.

Até hoje, os profissionais da Educação não receberam os seguintes direitos financeiros: terço das férias
de 2019, salário de dezembro de 2020, terço das férias de 2020 e décimo terceiro.

Os professores amargam contas atrasadas, aumento de juros e frustrações. Enquanto isso, na conta do FUNDEB está bloqueado mais de R$ 3 milhões devido a uma Ação Civil Pública impetrada pelo MPMA.

Foto Reprodução

Resta saber em quem o prefeito se apoia a ponto de deixar este grande rombo à próxima gestão. Seria nas maracutaias políticas que ele tem nos órgãos jurídicos da capital, a exemplo de aliados do Tribunal de Justiça? Ou na corrupta Câmara de vereadores de Pindaré? Até onde vão os tentáculos da influência do “homem bom, espetacular”,  slogan que na verdade demonstrou apenas a expertise do ex-gestor em burlar seus compromissos?

Prefeito Bartolomeu recebeu a visita do deputado Antônio Pereira

 EM SENADOR LA ROCQUE 



O deputado destacou que viabilizará emendas para o município Larocquense


Nesta terça, 05, o deputado Antonio Pereira (DEM), foi recebido na prefeitura pelo prefeito Bartolomeu (PRB), a primeira Dama Marlene (Sec. Assistência Social) e o vereador Hilton Miranda (PSD). 

Logo depois saíram em comitiva passando por alguns bairros.

“Podemos ver que o prefeito Bartolomeu terá muito trabalho pela frente. E estamos prontos para fazer a parceria necessária no intuito de solucionar as demandas da cidade. Pois essa população precisa muito das ações que venham de encontro a solucionar os problemas que estão sofrendo”, ressaltou o deputado Antonio Pereira.


O vereador Hilton Miranda enfatizou que é importante a parceria do prefeito com deputados, pois a cidade necessita urgentemente de ações na área de infraestrutura. 


“Já solicitamos ao deputado Antônio Pereira, emendas para a nossa cidade. Uma delas será para a construção da ponte na rua José Alves Alencar, que será de concreto. Pois esta ponte é o melhor acesso do centro as Vilas Santa Luzia e Cury Rad”, destacou o prefeito. 

Eliziane denuncia contaminação de água no Gapara

 

A coordenadora da Frente Ambientalista no Senado Federal, senadora Eliziane Gama se reuniu na noite desta segunda-feira (4) com moradores do Bairro Gapara, localizado na Área Itaqui-Bacanga em São Luís-MA, para tratar de denúncia encaminhada por eles referente à contaminação do lençol freático com minério de ferro.

Foi encaminhado vídeo para a parlamentar mostrando a retirada de grande quantidade de minério de ferro no momento de limpeza do poço que atende a comunidade, que fica nas proximidades da Vale. Segundo os moradores, eles estão inviabilizados do consumo de água potável no local.

Eliziane Gama conversou com os moradores e se comprometeu a encaminhar representação junto ao Ministério Público Federal, Agência Nacional de Água e Agência Nacional de Mineração.

“Os moradores estão inviabilizados do consumo de água potável e relatam contaminação do lençol freático por minério de ferro. Participei de reunião e me comprometi a fazer representação junto ao Ministério Público Federal, Agência Nacional de Água e Agência Nacional de Mineração para que as providências sejam tomadas. A população precisa de uma resposta urgente!”, destacou senadora Eliziane Gama.Por Zeca Soares

Foto: Divulgação

Diretoria da Caixa faz visita institucional a Presidência da CMI

5 de janeiro de 2021

 



Sidney Rodrigues – ASSIMP 

Fotos – Sidney Rodrigues 

Na manhã desta terça, 05 de janeiro, a coordenadoria da Caixa Econômica regional visitou o gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Imperatriz (CMI) para parabenizar o novo presidente Alberto Sousa (PDT) e reforçar parcerias institucionais. 

Erika Carvalho (gerente pessoa física), Antônio Adolfo (gerente pessoa jurídica) e Alberto Evangelista (superintendente de governo) externaram a intenção de estreitar ainda mais a ligação com o Parlamento, procurando sempre melhorar o relacionamento com vereadores, servidores e a população. Explicaram também que o projeto da Caixa é estar mais próxima dos entes públicos, de todos os municípios, colaborando com a gestão local, inclusive com uma superintendência em Imperatriz, que é um anseio de muitas cidades do sul do estado, mas só foi concretizada aqui.  

 

“Somos parceiros, estamos aqui com a missão de fortalecer essa parceria, somando sempre com novos projetos e ideias. Hoje nós temos a satisfação de estar mais próximos, tanto com uma superintendência, como com a estrutura dos bancos e também com as lotéricas, que tem um papel fundamental na vida das pessoas. É o banco com mais pontos de atendimento. Só aqui são doze lotéricas e mais quatro agências, o que garante uma fluidez para atender a demanda da população. Somos o único banco que possui agência do outro lado da BR, uma região em franco crescimento”, disse o superintendente Alberto Evangelista. 

 

Atento as necessidades dos bairros, o presidente Alberto Sousa perguntou se a agência da Avenida Babaçulândia atende bem a macrorregião que engloba a Avenida Liberdade na Cafeteira e os Bairros novos que estão surgindo na Rodovia Pedro Neiva de Santana, pois muitos moradores o têm procurado para falar sobre o assunto. Acredita ser interessante se puderem fazer um estudo para aumentar as agências, já que a população do lado de lá, está maior que a do centro, com um polo comercial muito forte e que Imperatriz já se tornou uma metrópole. 

Os dirigentes expuseram que devido à grande quantidade de assaltos, por volta de cinco anos atrás, a expansão das agências teve uma retração, mas Alberto informou que a cidade vive um novo momento com monitoramento nas principais avenidas, o que tem diminuído a criminalidade, e em função disso, muitas empresas estão sendo construídas e outras ampliadas por lá.  

 

“O Hospital de Amor, um investimento de R$ 40 milhões conseguido pelo senador Weverton Rocha (PDT), o anel viário, o novo hospital do estado, grandes loteamentos e condomínios. O progresso está todo voltado para aquela região e o Legislativo vive um bom momento com o Executivo. Temos altivez, representatividade e harmonia. Então podemos reforçar a presença da guarda municipal e talvez até aumentar o videomonitoramento. Não podemos pensar só no financeiro, mas no ganho para a sociedade na resolução dos problemas”.  

 

O vereador Paulinho Lobão (DEM), vice-presidente, que é da grande Vila Lobão, estava presente, e disse que seria um sonho ter mais uma agência naquela região, pois todos já chamam aquela parte de ‘cidade nova’ e a daqui de ‘cidade velha’. Apoia totalmente a proposição.  

Para oficializar, o presidente pediu que a assessoria preparasse uma indicação não em nome dele, mas da Câmara, direcionada à Caixa, para que quando a sociedade for cobrar, possa ser apresentado o pedido feito, tanto aos representantes como à instituição. Explicou que a CMI quer ter uma ótima relação com todos os entes: bancários, jurídicos, sindicais, culturais, educacionais e com os governos Municipal, Estadual e Federal, pois entende que é preciso haver esta harmonia.  

 

“Nós tivemos outras instituições também com o desejo de poder caminhar conosco, mas nós acreditamos que o melhor caminho é estar com a Caixa. Quero aqui deixar a Câmara a disposição da entidade”, finalizou. 

 

 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita