CPI da Saúde ouve o secretário Alair Firmiano

Texto: Carlos Gaby/Assimp Fotos: Sidney Rodrigues/Asssimp A Comissão Especial de Inquérito que investiga supostas irregulari...




Texto: Carlos Gaby/Assimp
Fotos: Sidney Rodrigues/Asssimp

A Comissão Especial de Inquérito que investiga supostas irregularidades no contrato de dispensa de licitação e na contratação da empresa Catho por parte da Secretaria Municipal de Saúde para manutenção em equipamentos e instrumentos no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão) entrou na fase de oitivas (coleta de depoimentos). Na sessão desta terça-feira (25), a chamada CPI da Saúde ouviu o secretário de Saúde, Alair Firmiano, e a coordenadora de Manutenção do Socorrão, Hustânia da Conceição de Sousa Brito.
O depoimento do secretário durou mais de duas horas e teve interpretações diferentes de governistas e oposicionistas que compõem a comissão de investigação.
O secretário defendeu a legalidade do processo de dispensa de licitação que resultou no contrato da empresa Catho e do posterior processo licitatório em que a mesma empresa saiu vencedora. Ele também prestou esclarecimentos sobre pagamentos de serviços de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos e instrumentos cirúrgicos do Socorrão.
No primeiro contrato, por dispensa de licitação, a empresa foi contratada por 3 milhões e 633 mil reais, e o segundo, no processo de licitação, por 4 milhões e 800 mil reais.
“Esclarecemos todas as dúvidas dos vereadores. Mostramos que não existe nenhuma irregularidade nesse contrato [dispensa de licitação] ou em qualquer outro. Os dois contratos são lícitos e passaram por todos os órgãos controladores e o serviço está sendo prestado”, resumiu o secretário.
Os oposicionistas, porém, analisaram “como muito vago” o depoimento do secretário. “Apesar de bem preparado que veio (o secretário), estamos ainda coletando declarações verbais, ainda vamos avançar na análise de documentos”, declarou o vereador Ricardo Seidel (Rede).
Para o vereador Carlos Hermes (PCdoB), “o secretário respondeu às perguntas”, mas “aquilo que é essencial da oitiva, ele não conseguiu responder ou não teve argumento para responder”. “São contradições de valores entre o processo de dispensa de licitação e o processo de licitação. Seis meses depois se faz um contrato para manutenção dos mesmos equipamentos com preços diferentes”.
O vereador comunista informou que novas diligências serão feitas para confrontar as informações fornecidas pelo secretário.
“O secretário fez um depoimento falando aquilo que ele acredita. Mas, de fato, a CPI já localizou várias irregularidades. Uma delas, eles contrataram serviços médicos e estão maquiando dizendo que são de manutençãode instrumentos”, contestou o vereador Aurélio Gomes (PT).

Nova convocação

O presidente da comissão, Hamilton Miranda, considerou o depoimento do secretário Alair Firmiano como “tranquilo”, que tirou “algumas dúvidas”, mas ressaltou que o vale é relatório final da CPI. “A minha função é só dirigir os trabalhos da comissão, montar a agenda de trabalho”.  
Hamilton confirmou que o secretário pode ainda ser convocado para depor, caso algum vereador membro da comissão faça o requerimento para nova oitiva.
O depoimento da coordenadora de Manutenção do Socorrão, Hustânia Brito, foi rápido. Ela respondeu questões técnicas e prestou informações aos vereadores sobre o processo de encaminhamento dos serviços de manutenção feitos pela Catho em equipamentos e instrumentos do hospital.

Novos depoimentos

A CPI da Saúde retoma os trabalhos nesta quarta (25), a partir das 15h, para ouvir os depoimentos de Maria Wislandia de Moraes, coordenadora de Rouparia e Lavanderia do Socorrão, e de Francisco Vintura da silva,coordenador do Almoxarifado Central do Hospital.

Legenda:
O secretário Alair Firminao depôs na comissão por mais de duas horas e negou qualquer irregularidades no contrato com a Catho





Nome

.,1,Achado cadavérico,31,acidente,755,acidente aero,5,aniversário,76,Assalto,77,Assassinato,149,bandidos,17,BR- interditada,1,câmara,1,cidade,1,civil,1,construção,2,Conveção,1,covid,37,crime,10,desaparecido,9,destaque,4661,Destaque/,1875,Destaque/ Homicídio,57,Destaque/acidente,23,Destaque/homicídio,62,Destaque/policial,1,Destaque/polícial,128,Destaque/política,114,droga,48,entretenimento,104,Esfaqueado,7,especial,1052,ESPORTE,3,estados,24,EXECUÇÃO,4,Fonte Imirante Imperatriz.,3,Furto,2,Governo,1,Homicídio,121,Homicídio Destaque,8,imperatriz,2,incêndio,17,Justiça,1,lazer,1,maranhão,1,morte,766,notícias,10,oportunidade,16,OPORTUNIDADES,10,Parabéns,30,policia,212,polícia,733,policial,1325,Polícias,1,politica,394,política,1001,política/,8,política/policial,3,polítical,12,político,14,praia,1,q,1,roubo,162,saúde,4,show,79,tiro,75,trabalhadores,1,tragédia,3,vídeo,1,Violência sexual,6,
ltr
item
Blog ASMOIMP: CPI da Saúde ouve o secretário Alair Firmiano
CPI da Saúde ouve o secretário Alair Firmiano
https://1.bp.blogspot.com/-Joc4fkKe5uw/XRLWb_j1QDI/AAAAAAAA9Fc/69JJ46bTIpkDcJ_uxyiegImvCUJdRMkKwCLcBGAs/s320/IMG-20190625-WA0906.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Joc4fkKe5uw/XRLWb_j1QDI/AAAAAAAA9Fc/69JJ46bTIpkDcJ_uxyiegImvCUJdRMkKwCLcBGAs/s72-c/IMG-20190625-WA0906.jpg
Blog ASMOIMP
http://www.asmoimpcomduduzao.com.br/2019/06/cpi-da-saude-ouve-o-secretario-alair.html
http://www.asmoimpcomduduzao.com.br/
http://www.asmoimpcomduduzao.com.br/
http://www.asmoimpcomduduzao.com.br/2019/06/cpi-da-saude-ouve-o-secretario-alair.html
true
5545505767309202120
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER MAIS Leia mais Reply Cancel reply Deletar Início PÁGINAS ARTIGOS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS OS ARTIGOS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado de Janeiro de de Fevereiro de de Março de de Abril de de Maio de de Junho de de Julho de de Agosto de de Setembro de de Outubro de de Novembro de de Dezembro de de Janeiro de de Fevereiro de de Março de de Abril de de Maio de de Junho de de Julho de de Agosto de de Setemro de de Outubro de de Novembro de de Dezembro de just now 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content