Cheque Cesta Básica Gestante

Lava Prato - João Lisboa

Lava Prato - João Lisboa

Samu Regional Imperatriz recebe certificação do Ministério da Saúde

17 de janeiro de 2019

Reconhecimento mantém repasse de recursos federais e evita fechamento da unidade



 Samu recebeu certificação do Ministério da Saúde para manter os recursos federais (Foto: Edmara Silva)


O Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Samu, Regional Imperatriz, recebeu certificação do Ministério da Saúde para manter os recursos federais que estavam suspensos desde a última fiscalização federal, em 2016. Ação é resultado de esforço concentrado da Secretaria Municipal de Saúde, Assessoria de Projetos e empenho do prefeito Assis Ramos.
O diretor do Samu Regional, Alexsandro Wanderley Freitas, explica que a cada seis meses o Ministério da Saúde fiscaliza o funcionamento das unidades do Samu em todo o Brasil, para garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Ele acrescentou que, dependendo do que for identificado nas fiscalizações, o Ministério emite certificação que garante a manutenção do repasse da verba federal, que representa 50% do valor total usado para funcionar o serviço ou faz recomendações para cumprimento de itens sob pena de suspensão dos recursos.
“Isso vai se refletir para a população exatamente porque, com esse recurso, já vem para continuar a manutenção desses carros, que são utilizados 24 horas por dia. Para você ter uma ideia atendemos aqui média de 10 ocorrências por cada carro e são nove carros, além de toda a estrutura que não tínhamos e agora temos na gestão Assis Ramos”, frisou Alexsandro Freitas.
Dentre os 21 itens atendidos estão uma central de material esterilizado; separação do lixo hospitalar do lixo comum; o controle da parte de gases medicinais; reformulação e adequação da farmácia  do Samu que passou a funcionar com todos os requisitos preconizados pela legislação para uma farmácia inclusive com a presença de um farmacêutico além da aquisição de nove carros (com seguro) para a central.
“Quando assumimos a gestão, eu e o prefeito Assis, estávamos na eminência de perder o Samu e os recursos, por várias irregularidades, problemas na estrutura e de escala. Eram mais de 20 itens e hoje temos um Samu certificado pelo Ministério da Saúde”, ressaltou o secretário de Saúde, Alair Firmiano. Ele destacou que as pendências detectadas pela fiscalização federal foram sanadas graças ao empenho da gestão municipal.

Estrutura
O Samu tem uma estrutura que permite o atendimento nos municípios e região. Além da sede administrativa, na Avenida Bernardo Sayão, órgão tem uma base no Povoado Coquelândia, estrategicamente instalado ao lado de uma unidade de saúde e em breve deverá ser inaugurada uma base na região da Grande Cafeteira.

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita