UBS Parque Anhanguera reforça prevenção ao câncer de mama

24 de outubro de 2018

UBS Parque Anhanguera reforça prevenção ao câncer de mama
 Além de orientações sobre autoexame, participantes tiveram tarde de beleza (Foto: Edmara Silva)
A Unidade Básica de Saúde do Parque Anhanguera recebeu, na tarde desta segunda-feira, 22, ações voltadas à campanha “Outubro Rosa”, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Imperatriz. Posto que atende também comunidade do Parque do Buriti, São Salvador e parte do Bacuri, contou com palestra de conscientização sobre a importância do autoexame preventivo do câncer de mama e tarde de beleza, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Instituto Sadala, que ofereceu cortes de cabelo e escova para as participantes.

A palestrante, dra Arielly Carvalho, explica que as orientações objetivam conscientizar as mulheres a partir dos 50 anos sobre a prevenção, por meio do autoexame. “Às vezes a mulher pensa em cuidar apenas da casa, dos filhos, marido e acaba esquecendo de si, então, essa conversa serve para estimular para que ela faça o exame e caso encontre algo diferente procurar imediatamente ajuda”, destacou.

De acordo com ela , não existe uma única causa para o câncer, pois, diversos fatores estão associados à doença, como o envelhecimento, excesso de peso, sedentarismo, histórico na família, dentre outros. Entre os sintomas detectados pelo autoexame estão os nódulos, retração da pele, alteração da cor e espessura da mama e secreção ou perda de líquido do mamilo.

                   

“Durante todo o mês cada unidade tem realizado suas ações e, hoje é a nossa vez, portanto, temos que caprichar. Para isso, além da palestra sobre como a mulher tem que se prevenir em relação ao câncer de mama, também estamos oferecendo uma tarde de beleza”, pontuou a coordenadora da unidade Évila Cordeiro.

Elba Cristina, coordenadora do Instituto Sadala, falou sobre a importância da ação conjunta com a Prefeitura de Imperatriz. “Essa parceria é fundamental, pois, faz essa união da campanha com a real necessidade da comunidade, através dos projetos e programas sociais que mobilizam as mulheres a se cuidarem, tendo sempre mais atenção sobre elas mesmas”, ressaltou.

Raimunda Santos, 46 anos, enfatizou que nunca é cedo quando se trata de prevenção. “Eu ainda não tinha participado de uma palestra como essa, mas, gostei e aprendi bastante sobre o autoexame. Além de receber informação, vou pra casa com o visual renovado".

Fonte: Prefeitura de Imperatriz.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita