Povoados da Estrada do Arroz recebem campanha de vacinação de cães e gatos Dia D", em 10 de novembro, terá 40 pontos de mobilização, das 8h às 17h

29 de outubro de 2018



 Ações envolvem também conscientização da população sobe os cuidados com animais (Foto: Edmara Silva)

Secretaria Municipal de Saúde, Semus, através da coordenação do Centro de Zoonoses, realizaram campanha de vacinação antirrábica canina e felina, em povoados da zona rural. Na quinta-feira, 25, equipes estiveram nas comunidades da Estrada do Arroz para os atendimentos.

“Iremos percorrer as comunidades do Olho D'água, São Félix, Coquelândia e Petrolina, na Estrada do Arroz”; informou Paulo Henrique Soares, coordenador do Centro de Zoonoses. Ele informou que em 10 de novembro será o Dia "D'" em todo município, com 40 pontos de vacinação, das 8h às 17h, para imunizar 24 mil cães e 12 mil gatos.

Ações envolvem, também, conscientização da população sobre os cuidados com animais na rotina diária, já que a raiva é uma doença que não tem cura e pode ser transmitida ao homem. 

Transmissão

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus da raiva, contido na saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordeduras. Trata-se de uma encefalite aguda, que leva vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. Por isso, é essencial a prevenção por meio da vacina. Pelo fato dos cães e gatos serem, em sua maioria, animais domésticos, são os principais transmissores da doença para os humanos. É preciso ficar atento aos sinais clínicos para ter um diagnóstico rápido e evitar a disseminação da doença.

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita