Treinamentos e consultas facilitam diagnóstico precoce da hanseníase

26 de setembro de 2018

Treinamentos e consultas facilitam diagnóstico precoce da hanseníase
 Profissionais da saúde participam das ações de combate à doença (Foto: Edmara Silva)
Em continuidade às ações de combate à hanseníase, com foco no diagnóstico precoce, foi iniciada nesta segunda-feira, 24, e segue até dia 26, capacitação para médicos e Agentes Comunitários de Saúde. Parte teórica da formação foi realizada nos auditórios da Secretaria Municipal de Saúde e da Regional de Saúde do Estado.

A prática será realizada com mutirão de consultas nas Unidades Básicas de Saúde, UBS´s Milton Lopes manhã e tarde, nesta terça-feira, 25, e Vila Nova pela manhã na quarta, 26. 

“Algumas equipes mudaram, então estamos treinando novamente para garantir a descentralização dos atendimentos e intensificar a busca ativa de casos da doença” – explicou o secretário de Saúde, Alair Firmiano. Para os ACS´s, iniciativa é importante, e serve para esclarecer várias dúvidas, dentre elas, sobre formas de contágio da doença.


Segundo o coordenador do Centro de Referência em Dermatologia Sanitária, Francisco Cutrim, as capacitações são ministradas por um enfermeiro especialista em hanseníase e por médicos hansenólogos sanitaristas. “Estamos com os profissionais mais renomados da área, que abordaram sobre informações gerais da doença e formas de diagnosticar clinicamente, mostrando como reconhecer sinais e características da doença” – ressaltou.


O enfermeiro Saulo Ribeiro, mediador do encontro, ressaltou que “a dose supervisionada que o doente começa a receber inibe os bacilos e fazem com que em 10 dias ela não transmita mais o bacilo causador da hanseníase”.

Fonte: Prefeitura de Imperatriz
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita