AMARANTE - Campanha de vacinação dos povos indígenas é iniciada no município

8 de maio de 2018



Com as parcerias da Prefeitura de Amarante e Secretaria Municipal de Saúde, oDistrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (Dsei/MA), órgão federal ligado ao Ministério da Saúde (MS), lançou na manhã desta sexta-feira (04), na Aldeia Juçaral, ações relacionadas ao Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) 2018. O objetivo do MVPI é reforçar a imunização dessas populações, alcançando aldeias, áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal.

A cerimônia de abertura do evento que marcou o lançamento da campanha tanto do MVPI, como da Influenza, contou com as participações da secretária de Saúde do município, Heryland Duailibe, de lideranças indígenas, dos enfermeiros que atuam nos polos, representantes do Dsei, bem como da população indígena local, e demais outros envolvidos nessa ação. Antecedendo os pronunciamentos houve uma apresentação cultural feita pelos anfitriões para recepcionar os visitantes.



Na oportunidade a secretária de Saúde, Heryland Duailibe, reiterou o compromisso da gestão municipal com a saúde indígena, se colocando à disposição para colaborar com aquilo que estiver dentro das suas possibilidades. “Estamos à disposição de vocês, quando precisarem nos procurem na secretaria; quero dizer que não aceitamos discriminação porque o SUS é para atender toda a população, índios e não índios. Para nós hoje é uma honra, um prazer participar de um momento simples, mas de um significado grandioso, estamos aqui  com a equipe de saúde indígena, levando a prevenção a crianças, adolescentes, adultos e idosos , porque a gente sabe que quando nos prevenirmos a probabilidade de adoecermos é menor”, frisou a secretária, que também agradeceu pela forma com que ela e demais servidores da Saúde foram recepcionados na aldeia Juçaral.

 Ela ainda falou que em visita a UBS da aldeia, se comprometeu de trazer um técnico para ver se há possibilidade de fazer os reparos necessários no consultório odontológico, para que população indígena não fique sem assistência odontológica.



Em sua fala a enfermeira, Séfora Barros, que atua na UBS da Aldeia Juçaral, atendendo 26 aldeias da região Araribóia , agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização do evento, comentando ainda sobre o diferencial que se é trabalhar com as parcerias da Prefeitura e secretaria de Saúde do município.” Nosso trabalho é diário, em busca da melhoria da saúde da população indígena, fazendo um trabalho de prevenção com homens, mulheres e crianças, e agora no MVPI nós iremos intensificar as vacinas de rotina, com foco na prevenção ,porque a gente sabe que uma boa imunização evita uma série de doenças, e o grande diferencial para fazermos um bom trabalho aqui no polo de Amarante é o apoio da gestão municipal, que anda de comum acordo com a área indígena, o que não acontece em todo lugar”, destacou Séfora.

De acordo com, Antônio Ildevane, Coordenador de imunização e doençasimunopreveníveis do Dsei/MA, em 2017 os únicos municípios do estado do Maranhão a atingirem a meta de vacinação, foram os com área indígena.   “Nossa avaliação de cobertura ela é feita a cada trimestre, nós temos um indicador de 85%, nós conseguimos fechar em Amarante uma cobertura vacinal de 91%, e isso só foi possível graças as equipes multidisciplinares, é AISAN envolvido, é o técnico, o Agente Indígena de saúde e o enfermeiro organizando tudo” ressaltou Antônio.



O Cacique Zezé Guajajara mostrou-se contente com a visita.” Este momento é muito importante para todos nós, estamos muito alegres por esse evento acontecer aqui na Juçaral pela primeira vez, trazendo vacina e mais saúde para nosso povo”, disse.

De acordo com o Ministério da saúde, todos os imunobiológicos previstos no Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas serão levados às aldeias do país.

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita