AMARANTE - Técnicos da Embrapa visitam unidade demonstrativa do programa Balde Cheio no municÍpio. Programa visa ampliar a produção leiteira, criando alternativas de renda para pequenos e médios produtores rurais.

20 de abril de 2018



Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estiveram nesta quarta-feira (18/04) em Amarante, visitando a propriedade rural, Fazenda Pé do Morro, onde foi implantada uma unidade demonstrativa do programa Balde Cheio. No município esse projeto acontece em parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura, contando ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa Balde Cheio é da Embrapa (Pecuária Sudeste), que trouxe ao município o pesquisador, idealizador e coordenador nacional do programa, Arthur Chinelato, e o Engenheiro Agrônomo, João Rosseto. Também acompanharam essa visita a prefeita Joice Marinho, o secretário adjunto de Agricultura, Félix Ferraz Junior, e o Médico Veterinário da secretaria, Aerton Gomes, técnico responsável por monitorar as ações executadas dentro do programa no município.

O idealizador do programa, Arthur Chinelato, explicou o objetivo dessa visita, destacando a importância do programa  “Essa é uma visita de orientação, de averiguação, de como está transcorrendo o trabalho Balde Cheio; que é basicamente um projeto de capacitação de treinamento de técnicos, tanto autônomos como da iniciativa privada ou de órgãos públicos, no sentido de mostrarmos para eles como transformar uma propriedade por menor que seja numa propriedade rentável; orientando  é claro também o produtor”, explicou Chinelato

Aerton Gomes , médico veterinário, comentou que como técnico do Balde Cheio no município, seu papel é colaborar com a aplicação das metodologias do programa na propriedade onde está a unidade “ Nós visitamos a propriedade regularmente, prestando toda assistência técnica necessária ao produtor, para que as ações que são solicitadas pelo programa sejam bem desenvolvidas , procurando cumprir assim todas as exigências da Embrapa”, enfatizou Aerton, que também explicou que a cada vinda de algum representante do órgão, são sempre deixadas uma série de tarefas que devem ser cumpridas, e repassadas a Embrapa com todas as observações coletadas.

A prefeita Joice Marinho, que fez questão de acompanhar a visita dos técnicos da Embrapa, disse que essa iniciativa é importantíssima para estimular os produtores de leite do município a produzirem mais e com maior qualidade. “A nossa gestão está sempre procurando priorizar e aderir a projetos que tragam benefícios rentáveis aos nossos produtores rurais, e acredito que esse projeto terá sucesso, e servirá de incentivo para que outros produtores também despertem o interesse de adotar o programa Balde Cheio nas suas propriedades”, frisou Joice.

Evangelista Franco, responsável pela Fazenda Pé do Morro, onde funciona a unidade demonstrativa do programa, disse que espera em breve colher os bons resultados desse projeto, ele também disse está bastante satisfeito com a assistência prestada pela Secretaria de Agricultura do município, através dos seus técnicos.

O objetivo do Programa Balde Cheio é promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira via transferência de tecnologia, levando em consideração o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira nos aspectos técnico, econômico, social e ambiental.

(FONTE: ASCOM/PMA)

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita