AMARANTE - Prefeitura está promovendo ação de recuperação do Parque de Iluminação do Município.

26 de abril de 2018


A Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e do DIP - Departamento de Iluminação Pública está realizando um trabalho de recuperação e melhoria na iluminação pública da cidade. Trata-se do “PLANO DE RECUPERAÇÂO PARQUE DE IP”. Já foi realizado serviços de recuperação da iluminação pública das seguintes localidades: Povoado Pindaré, sede do município no centro e algumas ruas, Vila Deusimar, Vila Ribamar (em conclusão), Bairro Trizidela, Vila Bela Vista, Kennedy 2, Bairro industrial, Bairro São José, Avarandado, Povoado Pifeiro /Água Preta, Povoado São Bento (Edivaldo Viana). 

O responsável pelo Departamento de Iluminação Pública - Sr. Rômulo Carvalho, disse em breve todas as localidades do município serão beneficiadas com as ações. “os serviços de reparo e manutenção seguem em ritmo acelerado em todo o município e todas as localidades receberão esse trabalho, pois a Prefeita Joice Marinho pediu pressa e agilidade para que todas as comunidades sejam contempladas”. Ele acrescentou dizendo que a Prefeita Joice propôs um desafio ao setor, implantando pela primeira vez no município um Sistema de Gestão de Iluminação Pública- SGIP, no qual a primeira ação deste setor foi a realização de um diagnóstico do parque de iluminação pública do município, pois o município não possuía qualquer informações e/ou status de sua situação.


Após a realização das inspeções, foram realizadas diversas reuniões com a concessionária CEMAR, evidenciando que a movimentação financeira da Iluminação Publica em função da taxa de Contribuição de Iluminação Pública-CIP, se encontra deficitário, ou seja, a arrecadação pela CIP não consegue pagar a conta de energia das lâmpadas da Iluminação Pública. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2017 já existia um débito de R$ 35.950,80. (trinta e cinco mil novecentos e cinquenta reais e oitenta centavos) Além disso, o total desconhecimento dos valores de consumo de energia e do quantitativo de pontos de iluminação pública existentes. O último aumento da CIP foi em 2010, ou seja, os valores arrecadados estão defasados há anos.

A partir deste diagnostico DIP propôs a elaboração de um Mapa do Parque de Iluminação Público com fotos de todos postes, tipos de postes, tipos de lâmpadas, se estas lâmpadas ficam ligadas 24 horas ou não, qual transformador que os pontos de IP estão ligados, qual o consumo de todas as lâmpadas, qual o valor pago na conta de energia a CEMAR. A partir da elaboração deste Mapa, a administração municipal de Amarante consegue avaliar e validar a conta de energia da IP.

Como esta gama de dados dos pontos de iluminação instalados, no qual permite gerenciar, planejar, identificar e quantizar os pontos de iluminação apagados que estão sendo recuperados pela prefeitura no plano de ação.

A população também pode participar da gestão, contribuindo com os pedidos de recuperação de iluminação, através de abertura de serviço. Aquelas pessoas que já contribuíram com os pedidos, o serviço vem surtindo efeito, pois todas elas irão receber o serviço. Beneficio esse que já iniciou em diversos locais ainda não atendidos pelo Plano Recuperação do Parque de Iluminação Pública.

“Já autorizei o envio da equipe do DIP, para outras localidades que necessitam do mesmo serviço e a próxima etapa será expandir o Plano de Recuperação do Parque para as áreas rurais”. Disse a prefeita Joice Marinho. 


A Prefeitura de Amarante através da Secretária de Infraestrutura e do Departamento de Iluminação Pública–DIP, está trabalhando no sentido de iluminar todas as vias públicas habitáveis do município.

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita