IPVA + MOTO LEGAL

IPVA + MOTO LEGAL

ArFrio refrigeracoes

ArFrio refrigeracoes
Peças e Serviços. Soluções em Ar-Condicionado. (99) 98156-9313

Mutirão Azul atrai público masculino à Unidade Móvel Oncológica estacionada na Praça Mané Garrincha

7 de novembro de 2017


Atendimentos são voltados para os homens, mas as mulheres continuam sendo atendidas no local
Mutirão Azul atrai público masculino à Unidade Móvel Oncológica estacionada na Praça Mané Garrincha
 Mutirão Azul atenderá em frente ao estádio municipal até sexta-feira, 10 de novembro (Foto: João Rodrigues)
Aos 55 anos, o carpinteiro José de Ribamar Santana se orgulha em procurar espontaneamente a Unidade Móvel Oncológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, para mais uma vez realizar os exames preventivos do câncer de próstata. A unidade móvel atende pelo “Mutirão Azul”, até sexta-feira, 10, na Praça Mané Garrincha, em frente ao Estádio Frei Epifânio.
Residente no Bom Sucesso, ao saber do mutirão, ele percorreu dois bairros e mais de quatro Km para chegar à unidade móvel que vem oferecendo exames preventivos e consulta com urologista sem agendamento prévio. “Eu vim por conta própria, não esse negócio de mulher mandar e filho não. A gente é que tem que se cuidar”, orgulha-se.
Morador na região do Grande Santa Rita, o comerciante Manoel Carlos da Silva Rodrigues, 62 anos, também leva a sério os cuidados com a saúde. Desde cedo da manhã desta terça-feira, 07, os dois trabalhadores se juntaram a dezenas de homens que formaram uma grande fila para atendimento na unidade móvel.
Para o médico urologista Valdir Silveira Lajes, as campanhas vêm aumentando a cada ano o interesse dos homens pelo atendimento especializado na prevenção e combate ao câncer de próstata. Outro fator que ajuda a melhorar a procura é a maior informação do público-alvo sobre o risco da doença e a facilidade de realização dos exames preventivos como é o caso do Antígeno Prostático Específico, PSA.
“Acho importante essa busca e atendimento urológico porque o tumor de próstata, o câncer de próstata, é o segundo mais frequente na população e vai perder só para o câncer de pele”, disse.
Como exemplo da grande incidência de casos de câncer de próstata, Valdir Lajes citou que em seu ambulatório, na manhã de terça-feira, atendeu cinco pacientes com suspeitas de câncer de próstata.
“(...) A chance desses cinco que foram para a biópsia é que pelo menos três venham com alguma coisa positiva. Além disso, dessa turma que atendi um paciente estava com condiloma e com fimose cerrada e outro paciente com eritroplasia de Queyrat, uma lesão pré-cancerosa do pênis”, detalhou, ressaltando que durante atendimento é feita avaliação urológica completa desse paciente.
Prevenção - O especialista reforçou que o câncer de próstata é um tumor muito predominante, mas a prevenção continua sendo o melhor remédio para o combate a doença. Ele lembrou que, se detectado na fase inicial, o câncer de próstata tem 90% de cura. Além disso, no atendimento são fornecidas informações ao paciente.
Serviços oferecidos - Na Unidade Móvel Oncológica estão sendo oferecidos, gratuitamente, exame de PSA, cadastro para exame de mamografia, exame de pele, e exame de Papanicolau.
O atendimento ocorre das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira, mediante a apresentação do Cartão do Sistema Único de Saúde, SUS. Até sexta a unidade ficará na Praça Mané Garrincha, e a partir da próxima semana seu endereço será o Posto de Saúde do bairro Nova Imperatriz, na Rua Sousa Lima, entre a Rua Fortunato Bandeira e Avenida Bernardo Sayão.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita