IPVA + MOTO LEGAL

IPVA + MOTO LEGAL

ArFrio refrigeracoes

ArFrio refrigeracoes
Peças e Serviços. Soluções em Ar-Condicionado. (99) 98156-9313

Vereadores prestigiam ato de assinatura da resolução que garante bonificação a estudantes maranhenses no Enem

31 de outubro de 2017

Presidente da Câmara de Imperatriz, José Carlos Soares, fala representando os vereadores no ato de assinatura da resolução, no auditório da UFMA

Uma comissão de vereadores liderada pelo presidente José Carlos Soares participou na manhã desta terça-feira (31), no auditório do campus I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz, da solenidade de assinatura da resolução que dispõe sobre o Ingresso Qualificado de estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão que garante acréscimo de 20% nas notas do Enem. O ato foi assinado pela reitora da UFMA, Nair Portela. 

A mediada foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFMA (Consepe) e pelo Conselho Universitário (Consun).

A resolução permite que os alunos das escolas do Maranhão tenham as chances de ingresso reforçadas com a bonificação de 20% nas notas do Enem. A ação se faz necessária dado ao grande número de aprovados de outros estados, sobretudo o curso de medicina. Em Imperatriz, menos de 20% dos alunos de medicina da UFMA são da cidade e os alunos que vêm dos outros estados, em grande número, transferem o curso antes do término, deixando vagas ociosas.

No dia 20 de junho, a Câmara Municipal de Imperatriz sediou a primeira das três audiências públicas coordenadas pela Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação nos cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi a maior audiência pública já realizada pela Casa, que acomodou cerca de duas mil pessoas e foi citada inclusive na resolução elaborada pelo Consepe.

O presidente José Carlos Soares declarou que a resolução da UFMA é um reconhecimento ao trabalho político de vereadores e deputados maranhenses e a realização de um anseio da comunidade estudantil do Maranhão.

“Com a bonificação, nossos estudantes agora têm muito mais chances de obterem sucesso no Enem e assim ingressarem na universidade, se tornarem profissionais e prestarem seus serviços em seu estado. É momento histórico para a educação do Maranhão”, reforçou.

O deputado Marco Aurélio (PCdoB), um dos grandes entusiastas da causa, disse que “vários estados do país já implantaram essa política afirmativa e hoje a UFMA, de forma muito justa, implanta no Maranhão essa medida, que vai totalmente as condições de ingresso dos estudantes do Maranhão na universidade pública”.

Presenças

A solenidade foi prestigiada por estudantes, professores, representantes da Uemasul, do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFMA, presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Raimundo Trajano, vereadores e os deputados Marco Aurélio, Antonio Pereira, Welington do Curso, Valéria Macedo e Deoclides Macedo (federal).

Texto e Fotos: Carlos Gaby/Assimp

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita