Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

ArFrio refrigeracoes

ArFrio refrigeracoes
Peças e Serviços. Soluções em Ar-Condicionado. (99) 98156-9313

‘Escuta Territorial’ oportuniza debate sobre investimentos do Governo do Estado para 2018

9 de junho de 2017


O evento ocorreu no auditório da UEMASUL em Imperatriz, e contou com a presença de diversos segmentos da sociedade
Estudantes, professores, personalidades do poder público e comunidade em geral participaram, na manhã desta sexta-feira (09), no auditório da Universidade do Sul do Maranhão (Uemasul), de um encontro para debater as prioridades das decisões orçamentárias do Governo do Estado para o ano de 2018. A escuta envolveu a participação de representantes de 22 municípios.
Chamado de ‘Escuta Territorial’, o evento contou também com a presença de equipes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).
“Esse evento é um ato de cidadania, construção coletiva, e radicalização da democracia. É um momento que o governo chama a sociedade para planejar o que é prioridade juntamente com o povo. Não há ninguém que conheça melhor as necessidades da região do que a própria população. Nós saímos de um cenário onde o orçamento era construído em gabinete, para um orçamento participativo, ouvindo as pessoas”, ressaltou o vereador Carlos Hermes (PCdoB)
As Escutas Territoriais são abertas a qualquer pessoa interessada. Em cada escuta, os participantes têm a oportunidade de indicar ações, que serão colocadas para votação popular no site www.participa.ma.gov.br. Ao final, a proposta que for mais votada por território será encaminhada aos técnicos da Seplan, para posterior inclusão na Lei Orçamentária Anual de 2018.
“Considero bastante importante e válida esse tipo de ação porque democratiza as decisões do poder público. Saber quanto e onde será investido o dinheiro dos nossos impostos, e melhor: decidir junto com todo mundo. É muito positivo! ”, avalia a universitária de Letras da UEMASUL, Mariana Carvalho.
O Governo do Maranhão está percorrendo, no total, 15 territórios do estado com o objetivo de debater com a população as prioridades das decisões orçamentárias para o ano de 2018.  Os encontros mobilizam, em cada região, a participação dos cidadãos das cidades do entorno, constituindo prioridades de acordo com as características socioeconômicas regionais.
Simultaneamente a Imperatriz, o evento também foi realizado nas cidades de Viana e Itapecuru Mirim, abrangendo a mobilização das demandas da região do Cerrado Amazônico, dos Campos e Lagos e do Vale Itapecuru.
“As políticas eram sempre montadas e empurradas goela abaixo, quebrando o elemento fundamental que é a ideia de democracia, de que o povo pudesse pensar àquilo que seria bom para as suas comunidades. Com nosso governo, essa realidade foi mudada”, afirmou Adonilson Lima, superintendente de Articulação Política.
O Orçamento Participativo é uma forma de tornar aberto e democrático o orçamento público do Estado, elevando os níveis de controle popular e transparência sobre os recursos estatais. A política é coordenada pela Sedihpop, por meio da Secretaria Adjunta de Participação Popular (SAPP), em parceria com a Seplan.

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita