Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

ArFrio refrigeracoes

ArFrio refrigeracoes
Peças e Serviços. Soluções em Ar-Condicionado. (99) 98156-9313

Vereadora quer a criação do museu de Imperatriz

6 de abril de 2017

autora da matéria (Divulgação); 2) Vista aérea da Praça de Fátima, 1967, em foto do missionário italiano Albé Ambrogio (Arquivo de Fernando Cunha, Museu Virtual de Imperatriz)

Já passou da hora. A criação do Museu Histórico de Imperatriz é uma bandeira antiga de famílias tradicionais, pioneiros imigrantes, de intelectuais, vereadores e ex-vereadores e da Academia Imperatrizense de Letras (AIL). A luta ganhou mais um reforço: a vereadora Maura Barroso (Pros) apresentou indicação na sessão desta quinta-feira, 6, solicitando ao prefeito Assis Ramos a criação do museu.

"Precisamos contar o legado de nossos antepassados, dos pioneiros e empreendedores, das histórias de nosso município a todos os cidadãos de nossa querida cidade e aos visitantes. É uma reivindicação antiga à qual me junto agora como parlamentar, pois antes, em minha militância nos movimentos sociais, especialmente trabalhando com idosos, já tratávamos desse assunto", declarou a vereadora.

Segundo ela, há um grande acervo histórico, bibliográfico, biográfico, iconográfico e de materias em mãos das fammílias dos primeiros moradores e também dos imigrantes que chegaram à cidade a partir do final da década de 50.

O vereador Adhemar Freitas Júnior (PSC), descendente de família antiga, acrescentou que muitos objetos do patrimônio público se perderam em mãos de particulares e se encontram dispersos, inclusive em São Luís.

Carlos Hermes (PCdoB) lembrou que o deputado estadual Marco Aurélio, ex-vereador, tem emenda de R$ 500 mil para início da construção do museu ainda este ano.

Maura Barroso sugeriu que o museu fosse batizado com o nome de Adalberto Franklin, falecido mês passado. O historiador, escritor, jornalista e editor literário, era um pesquisador da história e publicou pelo menos três livros sobre o assunto. Seu nome é também defendido pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL), da qual era membro, como forma de homenagea-lo como o mais importante historiador da cidade e também um entusiasta da criação do museu.

Outros dois ex-vereadores, entre muitos políticos, são apaixonados defensores da causa: o escritor e jornalista Edmilson Sanches e a professora Conceição Formiga.

Texto: Carlos Gaby/Assimp
Fotos: 1) Vereadora Maura Barroso,

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita