FIO MODAS COM GRANDES PROMOÇÕES, VENHA CONFERIR!

FIO MODAS COM GRANDES PROMOÇÕES, VENHA CONFERIR!

SEMA, realiza campanha de incentivo a conservação da limpeza das praias

13 de outubro de 2016

O último laudo de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) está com resultados satisfatórios. O laudo atesta que 100% das praias estão próprias para banho.

Pensando em manter esses resultados, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, dia 12.10, ações de conscientização em relação à conservação da limpeza das praias. Trata-se do Projeto ‘Atitude Consciente nas Praias’, que propõe desenvolver em São Luís a sensibilização e mobilização dos cidadãos para atuarem de forma voluntária na limpeza das praias e redução de resíduos sólidos gerados e depositados nas mesmas. Nesse primeiro momento o trabalho foi feito nas praias de São Luís. Em um segundo momento a campanha acontecerá, também, em São José de Ribamar.


De acordo com o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, a iniciativa visou despertar a consciência da população em geral para a necessidade e importância de manter as praias limpas através de atividades educativas e informativas. “A ideia foi fortalecer o processo de sensibilização e conscientização da população para a dimensão do problema dos resíduos que são gerados diariamente nas praias e buscamos mobilizar banhistas, turistas e comerciantes para a adoção de uma atitude de responsabilidade com o meio ambiente no qual encontram-se inseridos, por meio da participação individual na manutenção da  praia limpa”, explicou o gestor.

Para a Analista Ambiental Raissa Azulay a realização da ação foi de extrema importância para a população, já que o Estado possui o segundo maior litoral do Brasil, cm 640 km de extensão. “A SEMA considera de suma importância a promoção de atividades educativas que propiciem a reflexão sobre as questões ambientais, uma nova percepção nas relações entre o ser humano e a natureza, uma reavaliação de valores e atitudes individual e coletiva e o estímulo à participação dos diversos segmentos sociais, na busca de soluções para os problemas ambientais”, destacou ela.

Na ocasião, a equipe do Laboratório de Análises Ambientais da SEMA, responsável pelo laudo de balneabilidade das praias, fizeram simulações de como é feita a avaliação para a qualidade da água nas praias, a contagem do número de bactérias fecais e quais os fatores que influenciam na balneabilidade.

Presente estava também a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) dando informações sobre como está sendo feita a despoluição dos rios e como funciona o Programa ‘Mais Saneamento’.

“Nós já implantamos nesses 21 meses do Programa Mais Saneamento mais de 70km de redes coletoras e interceptores, entregamos a Estação de Tratamento do Vinhais, uma das maiores do Brasil. Conseguimos despoluir o Rio Pimenta e estamos prestes a despoluir o Rio Claro. Esse trabalho refletiu na despoluição das praias e liberação progressiva delas para banho”, disse o presidente da CAEMA, Davi Telles.

Servidores da SEMA, voluntários, técnicos do Laboratório e CAEMA visitaram os bares explicando sobre a campanha e tirando dúvidas sobre a balneabilidade e despoluição das praias.

A banhista Ana Maria Lima aprovou a iniciativa. “Ações como essas são muito importantes, pois nos leva a acreditar que as praias realmente estão próprias para banho e mostra aos frequentadores a importância de mantê-las assim, pelo nosso próprio bem”, realçou.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog Asmoimp - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita